19/01/2016

Coerência pra quê?


















Coerência pra quê? 
Esta tem sido a frase que mais ouço / leio por aí, basta alguém demonstrar qualquer mudança de atitude ou opinião. A "coerência" para mim parece muito mais uma prisão ou desculpa para se alienar e não evoluir.

"Nossa, mas fulana era tãããão católica, como pode de repente 'ter virado' pagã?"; "Hum... Fulana 'se dizia' tãããão evangélica e agora está 'bancando' a ateia", "Você vai deixar a bruxaria para 'virar' crente, como pode isso?" (acabei de ver isso em um grupo de bruxaria), "Ué... Fulano não gostava tanto daquele curso, resolveu mudar por quê?" "Eles se separaram? Não acredito! Parecia um casal tão feliz..."; "Como? Fulano agora é de esquerda ou 'virou' coxinha?" Estes são só alguns exemplos das frases com que me deparo e muitas acompanhadas de um sarcástico "Quem diria..."



O mais estranho da cobrança da coerência é perceber que as pessoas que a exigem são as primeiras a apontarem o dedo impetuosamente, cobrando que as demais reconheçam seus erros. Ué... Se alguém errou, se arrependeu e resolve mudar, torna-se, nesta lógica, uma pessoa totalmente incoerente! Afinal, "coerência é tudo" e ser coerente é significado de ser irredutível.
Quem defende a teoria da coerência automaticamente não admite que pessoas e situações possam mudar. E automaticamente, não pode crer no perdão e no progresso. Muito menos cobrar que lhe perdoe ou o que quer que seja de alguém.
Aliviada e com orgulho, afirmo: Não tenho o menor compromisso com essa tal coerência aí. Nunca fomos íntimas. Sou tão descompromissada com a mesma que já cheguei a detestar legumes e verduras e hoje não vivo sem brócolis. Só para vocês terem ridiculamente uma vaga ideia, porque claro, quem me conhece sabe que vou muito mais além do além que alguém possa imaginar.
Nada que eu decido mudar, me arrependo. Quando surgem as experiências, sejam elas boas ou ruins, cotidianas ou marcantes, sem exceção me trazem sabedoria. Aprendo com tudo e todos a cada dia que acordo neste planeta. Não me envergonho nem um pouco de mudar de estilo, de crença, de ideia, ideais... 
Mudo muito, mudo tudo. Mudo muito e tudo mesmo! 
Não existe nada mais fantástico do que viver cada dia de uma vez e não saber o que esperar por ele! 
Nada como viver eternamente no imprevisível.




E diante dos fatos, deixo o questionamento para a vida: 

Coerência pra quê?



Mi F. Colmán


Algumas notas


- Sou e continuarei por tempo indeterminado sendo a blogueira que responde a cada comentário. Mas... no atual momento, alguns comentários já ficaram obsoletos e certamente seria uma grande perda de tempo respondê-los. Sem contar que isso atrasaria (ainda mais!) minha presença aos vossos espaços. Por este motivo, resolvi dar prosseguimento ao hábito a partir do post anterior.

- Tenho recebido sugestões inbox para as mudanças que pretendo fazer em relação ao conteúdo do Rivotril com Coca-Cola. Todas as sugestões estão sendo lidas com muito carinho e, se acatadas, podem resultar em um segundo blog. Não que o Rivotril tenha compromisso com a coerência, mas mudaria totalmente sua proposta com o que algumas meninas tem me pedido.

- Muito obrigada de coração a todos vocês que acompanharam minha trajetória estudantil de 2015 e me apoiaram! É com muita alegria e orgulho que anuncio minha 3º posição no curso de Pedagogia pela Federal! Uhuuuul! \0/ 

- Finalizando as notas, fica registrado meu agradecimento especial à querida colega e amiga Roselia Bezerra, que me presenteou com um belíssimo cartão de Natal, o qual só pude agradecer agora por motivos de... Sou uma preguiçosa para abrir caixa postal. Valeu Roselia! Te adoro muitão!

E vamo que vamo! A gente se vê! ;) 



18 comentários:

  1. Isso mesmo!
    Afinal, coerência não é sinônimo de ser irredutível, e sim combinar seus atos com suas palavras.
    Mudar as ideias e conceitos faz parte da vida e é essencial para crescermos.
    Gostei muito de seu post!
    Abraços
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né Mari? As pessoas confundem demais a tal da "coerência" que defendem com uma pessoa teimosa, cabeça dura e alienada que não tem volta. rs.
      Mudar conceitos e ideias é primordial na vida do ser humano.
      Que bom que gostou! Volte mais vezes! Será sempre muito bem-vinda por aqui. :))))
      Beijos.

      Excluir
  2. Mi! Pois é, querida, isso é castração, não se tem mais o direito de mudar de opinião? Ficar com uma até morrer? Ser flexível, mudar de atitude ou opinião não significa ser fraco ou não ter personalidade. Cruzes.
    Sou coerente quando acho que devo ser, né amiga? 'Vamu nessa' rs
    Saudades de você, ainda bem que apareceu, já estava a fim de armar um barraco aqui no Rivotril! Aliás adoro Rivotril, mas sem coca-cola. Pego no sono fácil nas noites de insônia. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taísssssssssssssss! Escrevi um comentário imenso em resposta ao teu e bugou. Que @##%$#@@!!!!
      Mas enfim... Resumindo o que eu disse, também estou morrendo de saudades, mas estou em período de mudança de medicações e como a mudança foi radical, só durmo amiga. Sonolência em um nível hard! E vamo combinar: sonolência e produtividade passam LONGE uma da outra. Não vejo a hora do meu organismo se estabilizar!
      E tem gente que critica Rivotril. #ComoPode???? huahauhauahauahaa
      E olha, eu ia ME ACHAR se a Taís Luso, blogueira veterana e escritora armasse um barraco aqui no meu humilde bloguito!
      Sobre a coerência, é tenso! É uma castração e prisão mesmo.
      Pessoas costumam confundir coerência com teimosia e alienação.
      Quem não revê conceitos, não muda paradigmas, não progride.
      Beijos minha querida amiga. <3

      Excluir
  3. Olá Mi, gostei bastante de te ler.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina Sousa!
      Obrigada!
      Beijos e uma ótima quarta-feira para ti.

      Excluir
  4. Querida Mi, parabéns pela aprovação...outro dia estive no blog da Tais, esta aí de cima e encontrei um post genial, que eu gostaria de ter escrito, mas ela escreveu e eu adorei ler e comentar. Penso assim como este post, uma vez no trabalho esta eu atendendo uma fila enorme de gente, advogados em maioria, como alguns tinham muitas petições demorava um pouco, attpe que um gritou no final da fila: jair seja coerente. Até hoje não entendi aquele termo naquela situação, mas lendo aqui, crio agora uma vaga ideia do ele quis dizer, mas enfim. Tambe´m não tenho medo de mudar de ideia, se me esclarecer e trazer algo novo que não havia ponderado, seria muita burrice não formar uma nova opinião, mas há controvercias, como disSeste, tem pessoas que não pensam assim. Triste daquele que se acha absoluto na sua opinão e não se permite experimentar. Amei teu teu post. Eu gosto de blogs, de ler, comentar, mas parece que as pessoas estão com preguiça de ler e escrever, tenho o face também, mas uso mais para contatar amigos perdidos. Eu uso rivotril rs...
    ps. CARINHO RESPEITO E ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Jair! Muito obrigada!!! Essa aprovação me trouxe sorriso de orelha a orelha! hahahaha! Não imaginei que ia acertar tão de primeira no meu primeiro ENEM! Diante de pessoas que conheço sempre se ferrando e desistindo, o cenário era meio desolador. rs. Mas eu venci! Aeeeeeeeeeeee! \0/
      Bem... Post genial e Taís é pleonasmo, né meu caro? Sou super fã dela e, portanto, suspeitíssima para opinar.
      Amigo, a coerência que te foi cobrada ali na fila me deu tela azul agora... Não entendi o que eles estavam te cobrando, mas fico feliz que o post tenha te esclarecido alguma coisa.
      Mudar conceitos, paradigmas, é tudo para progredir! Sem isso, estaríamos ainda na Idade Paelolítica.
      Amigo, tenho recebido aqui no blog tantos comentários de pessoas absolutas em suas opiniões e que não admitem de forma alguma qualquer contestação. E olho para tais pessoas com certa compaixão, afinal, é tão triste ter que partir para ataques pessoais quando não se tem argumentos para debater.
      Eu também AMO blogs. Posso ter qualquer rede social, mas sempre acabo caindo aqui. Como expliquei à amiga em comum Taís, meu problema agora são medicações que estou tomando e me deixam muito sonolenta e, consequentemente, pouco produtiva. Mas mesmo assim sempre passarei por aqui, a blogosfera já tem um local especial em minha vida.
      Aeeeeee! Mais um rivotrilado! \0/
      Beijos meu querido. :*

      Excluir
  5. Desejos de bom Domingo.

    Deixei umas palavras escritas para si, um quase nada de comentário.
    Porém, por lapso não reparei que a folha correspondia ao ano passado, e o texto é: - Este é um Mundo Selvagem - (Domingo, 27 de setembro)

    Desculpas, e beijinho.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diita, muito obrigada.
      Só não entendo do que está se desculpando. O.o
      Beijos e uma excelente quarta-feira pra ti. <3

      Excluir
  6. Uma amiga uma vez disse abordando uma mudança de postura dela em relação a não me lembro o que: "Não estou concorrendo ao concurso da coerente do ano.". Adotei desde então essa frase para a vida e carrego ela comigo para onde quer que for. Eu sou geminiana mesmo ahahahah... Sem brincadeiras, se algo está errado, alguém aponta e eu vejo, bem o que me resta senão mudar? Tem momentos na vida no qual ou você muda ou morre... eu por hora prefiro mudar, prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo... Raul até agora me parece ter muita razão nesse ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, é bem isso! Não estamos concorrendo a nada, muito menos a este título aí que para mim é uma sentença de alienação (ou pura birra mesmo).
      Olha, sou sagitariana, mas não entendo nada de signos, ascendentes, mapa astral... Inclusive fiz um e não entendi porra nenhuma, tá em grego aquilo lá. hahahaha. Fiz por curiosidade mesmo, mas acho interessante as conversas sobre Astrologia que rola nos grupos de Humanas.
      Raul estava certíssimo! Raul é realmente atemporal!
      Também me vi diversas vezes em tais situações de mudar ou morrer, é preferível mudar. Com certeza.
      Beijos. :*

      Excluir
  7. Mi, sua linda!!!! Saudades imensas de vc!!!!! To mesmo preguiçosa ! Fico um tempo parada nos blogs, depois volto. Mas sou assim, sem coerência, rsrsrsrsr
    Mi, não gosto da mesmice, cada dia tem que ser diferente , adoro mudanças e , como disse, eh um aprendizado. Perfeito o seu texto!
    Menina, Parabens pela sua classificação ! Tenho muito carinho e orgulho de vc. Ano passado foi duro, não eh mesmo? Tudo de maravilhoso pra vc!! bjs e feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Salinda! Agora que te acompanho no Insta mato as saudades vendo as artes incríveis que tu anda fazendo! Lindas demais! Parabéns pelo teu talento. :)))))
      Somos duas, também detesto mesmice, rotina. Já vivi em rotina e foi ó, uma bosta! hahahahaha. Agora mesmo tendo que encarar rotinas, procuro fazer com que cada dia seja único e convenhamos, impossível viver assim com a tal da coerência que anda sendo cobrada por aí.
      Aaaah! Obrigadaaaa! Foi dureza sim! Mas valeu super a pena! Tive escolhas, ganhei bolsa integral de Enfermagem no ProUni também (mas eu e agulhas e seres humanos ia acabar em merda hahahaha), na Federal fiquei em 2º lugar em Ciências Econômicas, também consegui nota para Psicologia (mas integral e em outra cidade POR ENQUANTO não rola, quem $$$abe daqui pra frente) mas minha primeira opção foi Pedagogia mesmo porque percebo ter muito mais a ver comigo. E vamo que vamo enfrentar o início das aulas em maio!
      Minha querida, muito obrigada. E eu agradeço porque SEI que teu carinho e orgulho são de coração.
      Tuuuudo de maravilhoso pra ti também e continue criando! Adoooro!
      Beijos e uma feliz quarta-feira para ti. :)))))

      Excluir
  8. Boa noite, querida Mi!
    Vim despretensiosamente por aqui... porque amo passar, de coração, pelos amigos... e tive uma gratíssima surpresa dupla: o meu cartão sendo referido e o post com vários questionamentos que faço atualmente também...
    Mudei mito nestes 8 anos de interações com pessoas diferente de mim e vejo que precisava haver uma nova pessoa renascida e feliz...
    Tenho notado que a gente vai mudando sim, graças a Deus! Não na essência, claro! Mas tem coisas que a gente passa a compreender muito mais... felizmente! Sumam os diversos preconceitos infelizes...
    Vamos vivendo nossas coerências e incoerências típicos dos que vivem abundantemente... como nos propôs o Mestre...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida amiga! :))))
      Ah, cê perdoa a zueira que é a distração dessa tua amiga aqui? Poxa, tu sempre super carinhosa comigo e eu lerrrrrrrrrrrrda pra carai no quesito Correios. rs. Mas ainda mandarei algo para ti, podes crer!
      Caraca... 8 anos de blogosfera, tu é a veterana das veteranas! Uhuuul! \0/
      A gente muda sim Rosélia e algo que muitas vezes fico abismada, é quando não vemos alguém por um certo tempo e percebemos depois, ao rever, que este alguém não mudou NADA. Como que pode viver assim? Eu entraria em coma de tanto tédio! huahauhauahaua
      Renascida e feliz! É isso aí! Felizmente é esse tipo de coisa que mudanças nos trazem.
      Beijos e volte sempre. :*

      Excluir
  9. Olá, minha linda Mi!
    Bom chegar aqui e te ler. Ler essa sua maneira tão própria, tão frontal, "sem papas na língua"! Adoro.
    E concordo integralmente com sua postagem: a mudança de opinião ou de vida é sinal de crescimento, de esforço na busca do melhor de nós e de nossa vida. Isso não é falta de coerência é prova de inteligência: só o teimoso quer manter sua "coerência" apesar de isso mostrar-se incorrecto ou prejudicial. Não. É preciso coragem para ser "incoerente".
    um bjão muito amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha linda amiga! Tudo bem?
      Bom demais chegar aqui e ler TEU comentário! Estava com saudades. :))))
      E não é? Sem mudanças de opinião, de paradigmas, como uma pessoa poderá progredir e crescer? Só fica estagnada numa vidinha mais ou menos... E como tem gente assim! #Credo. rs
      Siiiiiim! Absolutamente! A pessoa "incoerente" é a que tem inteligência, audácia e coragem!
      Beijos minha querida. <3

      Excluir

"Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça de pessoas que pensam diferente. Compartilho meus pensamentos para mostrar às pessoas que já pensam como eu que elas não estão sozinhas". Autor desconhecido

"Ser feliz é saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta". Augusto Cury

É muito bom saber que gostou da postagem e irá comentar.
A moderação de comentários está ativada e tratarei de responder apenas o necessário, se houver.
Se tiver um blog, deixe a url no final do comentário para que possa encontrá-lo.
Comentários tais como ofensas, discriminação, divulgação de sorteios, de blogs ou que não tenham a ver com o conteúdo da postagem não serão publicados. Grata.

Mi F. Colmán


I´m bleeding, quietly living I´m living, quietly bleeding - Dominik
 renata massa