08/03/2015

Descobrir-se e revelar-se mulher


Neste dia que foi separado para homenagear a mulher, não quero flores, bombons e adulações. Não que eu não goste de flores e bombons (as adulações, realmente dispenso), mas por ter consciência que o marco desse dia veio de uma data sangrenta, onde mulheres foram carbonizadas por protestar por justos salários.
Esclareço que não me contrario nem um pouco às que querem ser aduladas. Afinal, cada mulher pode (e deve) fazer o que quiser. Está mais que na hora de suas autoestimas gritarem por isso.
Hoje quero apenas dizer que por motivos pessoais, não consigo agir com felicidade diante das "fofas" homenagens, vendo a situação de minhas irmãs, infelizmente, ainda tão atual, que lutam para ter salários iguais pelo mesmo trabalho que colegas homens fazem. Cujo lugar de liderança é de uma diferença esmagadora. Irmãs que enfrentam além das desvantagens profissionais, uma jornada excessiva de trabalho porque a maioria do lado oposto não evoluiu junto (nem faz muita questão por motivos óbvios). Sofrem todo tipo de violência, seja dentro de casa ou por simplesmente precisar usar o transporte público. Sofrem todo tipo de abuso e assédio, entram em pânico quando precisam sair sozinhas altas horas na escuridão da noite. Tem seus corpos e roupas "confiscados" o tempo todo por todos. Precisam brigar para serem chamadas pelo seu nome social e entrarem no banheiro que lhes é de direito, pura e simplesmente porque o preconceito e a ignorância não permitem que sejam enxergadas como realmente são e por tantas outras coisas que ainda precisam ser modificadas.

Assim como nem tudo são rosas, nem tudo também são espinhos.
Temos grandes inspirações de mulheres poderosas na História, começando pela Bíblia, como a Rainha Ester, que com uma ousadia extrema para a época, intercedeu ao rei (correndo risco de morte) e salvou o seu povo.
E depois de Sua ressurreição, para quem Jesus escolheu aparecer primeiro? Não foi a um de seus apóstolos.
O que dizer de Inês de Castro? Conta a lenda que Rei Pedro retirou-a da tumba e fez a corte beijar suas mãos já putrefatas.
A Senhora Simpson? Que fez Duque de Windsor abrir mão de seu trono.
Quanto a Romeu e Julieta? Quem foi o primeiro a desesperar-se e fraquejar? Não foi a "histérica" Julieta e sim, Romeu. Obviamente que estamos tratando de ficção aqui, mas uma ficção escrita por um homem e, como autora, posso garantir, há muito de nós em cada linha que escrevemos.
A atual J.K Rowling que com seu talento conseguiu salvar-se da miséria com seu épico personagem Harry Potter e a própria Stephanie Meyer, uma "mera" dona de casa, tornou-se uma das mais famosas escritoras da atualidade com a saga Crepúsculo.
Há tantas mulheres além de suas épocas que se mostraram poderosas como Cleópatra, Marie Curie, Brigitte Bardot,  Frida Kahlo, Judith Butler, Lea T e uma lista infindável de guerreiras anônimas as quais todas nós com certeza temos uma para citar na ponta da língua.



O que quero dizer é que toda mulher tem valor e não é um ser limitado. 
Ser mulher não se trata de úteros, ovários, TPM, menstruar, poder ter filhos, poder criar filhos que não são seus, encarar duplas jornadas de trabalho e desvalorização social, inclusive a aquelas que optaram por ser donas de casa apenas. Ser mulher não se trata somente de encher o rosto de maquiagem, fazer dietas e tratar as imperfeições que só ela sente ter, escravizada por padrões inatingíveis.

















Ser mulher não se resume a futilidades as quais são acusadas, de não terem capacidade de ver além das aparências e estourar cartões de crédito dos "pobres" maridos, visto que grande parte delas nem precisa de um para sobreviver e vivem muito bem. 
Ser mulher não se resume em odiarem umas às outras e, quando acabam fazendo, muitas descobrem o poder da sororidade que as ensina a crescerem e lutarem juntas por um mundo mais digno para si, contrariando as expectativas e trazendo mudanças à cultura patriarcal.



















Ser mulher não se trata de aulas de Biologia que temos no Ensino Fundamental, Médio e na Faculdade.
Mulher não se resume ao biológico, aliás, mulher não deve nunca aceitar ser resumida.
Nascer mulher biologicamente falando pode ser encarado como um fardo para algumas, mas reconhecer-se livremente como uma, uma grande meta a ser alcançada para outras.
Reconhecer-se mulher...
Poder se olhar com dignidade e se ver como uma verdadeira e bela mulher, independente do que diz a oposição. 
Experimentar pela primeira vez um vestido (seja gótico, clássico, vintage, pin up) e sentir-se à vontade, feliz e digna de ver-se diante do espelho e sair por aí como... a MULHER que verdadeiramente é.
Nascer biologicamente mulher pode ser ótimo para quem sabe o que fazer com isso.
Simone de Beauvoir disse que não se nasce mulher, torna-se.
Discordo. Quem nasce mulher, independente de tudo, sabe que simplesmente o é. O que acontece é que algumas apenas levam um tempo para entender e se descobrirem. Ou criar coragem para ser o que realmente são.
E descobrir-se e revelar-se mulher é a parte mais mágica da vida de uma.


Amy Lee, minha primeira e principal inspiração feminina.

Minha subversiva homenagem ao Dia Internacional da Mulher. E a todas as mulheres, sem exceção, em especial às trans* tão negligenciadas e que compreendem melhor do que ninguém o que é descobrir e lutar por sua verdadeira essência feminina.

Eu sou humana e preciso ser amada, apenas como todo mundo é.


Nota: Kim Petras é a cantora transexual mais jovem do mundo da música. 


Mi F. Colmán


29 comentários:

  1. Mi,

    Ainda temos muito que lutar para termos os nossos direitos.
    Gostaria que isso acontecesse um dia.
    Lindo Domingo e semana! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha, eu acredito que vai acontecer, só não acredito que nossa geração chegará a ver isso. Infelizmente.
      Mas não podemos é desistir de lutar pela igualdade, não é? Seja de gênero, racial, classes...
      Beijos e uma linda semana para ti também.

      Excluir
  2. Querida Mi

    Que texto soberbo minha amiga. Não precisamos de um dia. Pois somos seres humanos da melhor qualidade, Deixo pra você este singelo verso não pelo dia de hoje e sim porque merece e deve ser homenageada por que é MULHER!

    Mulher... Um ser forte de aparência delicada
    Exuberante por obra do grandioso criador
    Amada por suas qualidades
    Querida por sua capacidade criativa
    Respeitada pela sua nobreza de caráter

    Parabéns não apenas pelo dia 08 de março mas pelos outros 364 dias em que mostra a tua fibra por serdes essencialmente MULHER

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita! Soberbo foi esse teu comentário.
      Adorei a parte da "fibra de serdes essencialmente mulher", foi a que mais me tocou.
      Muito obrigada querida.
      Parabéns a ti também.
      Beijos.

      Excluir
  3. Cheguei até aqui, visitando o blog de uma grande amiga virtual que sempre me prestigia.
    Tenho 5 blogues e 4500 seguidores,na sua grande maioria mulheres.
    A razão, nunca pesquisei, apenas me orgulho disto!
    Lógico que os homens são muito bem vindos , mas esta é a realidade dos meus blogues.
    Recebo dezenas de e-mais diariamente, e além da minha vida acadêmica, encontrei nos blogues um excelente fonte de pesquisa.
    Posso lhe garantir ,o seguinte: A maioria das mulheres está absolutamente decepcionada com o resultado de um movimento extraordinário que foi o da emancipação feminina, o qual sempre apoiei e me envolvi.

    E estão decepcionadas porque, uma parcela ponderável das mulheres, faz hoje exatamente, o que elas sempre criticaram nos homens, tempos atrás e não entrarei em detalhes , pois, você é uma mulher culta e não quero ser redundante, desnecessariamente.

    Só acrescento que , falta a mulher moderna, aquilo que sempre insisto em dizer, falta-lhe uma IDENTIDADE CULTURAL FEMININA.

    O que se vê hoje,é lamentavelmente, a desconstrução de todo um projeto magnifico que pretendia dar a mulher os seus legítimos direitos sociais e uma grande parcela delas, transformou numa forma de ser homens,adotando atitudes machistas,perdendo inteiramente o que uma mulher teria que preservar:A sua feminilidade!

    No entanto, infelizmente o que se vê é uma deplorável coisificação da mulher que assustam os homens,ficam desinteressante para relacionamentos,fazem questão de mostrarem uma independência que até agora não conseguiriam, enfim um vida de faz-de-contas.
    Lamento que esta FALTA DE IDENTIDADE CULTURAL FEMININA PRÓPRIA, tenha colocado uma expressiva parcela das mulheres, na vala comum da insensatez social, imitando os homens, naquilo que sempre tiveram de pior como vícios e vida tão desregradas.
    Ao tentar se colocar no mercado de trabalho,aprendeu com os homens os mais inaceitáveis meios de conduta, enfim...

    Lamento que no dia de hoje eu tenha que lembrar que a FALTA DE DE IDENTIDADE CULTURAL FEMININA PRÓPRIA, tenha colocado a mulher no mundo contemporâneo, desta forma tão impensável ,poucos anos atrás.

    Não foi para isto ( e insisto em não descer a detalhes do comportamento feminino aqui), que lutamos tanto para a ver a mulher no seu devido lugar na sociedade.

    E este lugar, jamais pensávamos que o escolhido fosse aquele de imitar os homens, nos seus piores e mais desprezíveis modos de convivência social.

    Em todos os meus blogues tenho os meus e-mails, uso meu nome verdadeiro e estou à disposição para aprofundar, com os que desejarem este tema.

    Parabenizo você pelo blogue .

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo. Seja bem-vindo ao Rivotril com Coca-Cola, pois meu blog anterior você conhece.
      Desconfio que a amiga virtual seja a Taís, vi um comentário teu abaixo do meu no blog dela e tu acabou caindo no novo blog de uma antiga seguidora tua. rs.
      Sim, conheço os blogs que tem e tornarei a segui-los, porque desativarei o Google + denominado Coluna da Mi e ficarei apenas com este perfil pessoal.
      Não é preciso muita pesquisa para perceber que o Blogger (ao menos ele, hahahaha) pertence às mulheres. Há muito mais blogs de assuntos femininos e muito mais blogueiras do que blogueiros.
      Os blogs são realmente excelentes fontes de pesquisa, ajudo uma vizinha que estuda Pedagogia através de blogs pedagógicos. São muito mais ricos que os sites mais populares.
      Bem Paulo... Você é quem está dizendo que sou uma pessoa culta, eu me considero somente esforçada e que procura ficar bem informada do que for possível e do meu interesse.
      Vejo muito em fóruns feministas homens fazerem essa sua mesma reclamação e o que eu posso dizer? Que talvez cada um veja a feminilidade de sua forma. Que maus hábitos os quais antes eram considerados ser apenas de mulheres como fazer fofoca, criar discórdia, ter "crises de histeria", muitos homens vejo fazendo com maestria.
      Portanto... Acredito que vamos pegando os "vícios" um dos outros, mas as virtudes também ou o mundo estaria ainda mais caos do que já está.
      E como é um assunto que diz ter se envolvido, deve saber que há diversas vertentes, desde as radfems, anarcofeministas, intersecionais, entre outras.
      Acho que não é necessário haver uma "identidade cultural própria" porque cada pessoa é única e tem sua própria identidade. Não acho que seja necessário nos apegarmos tanto a estereótipos e aí sim, concordo, há muitas vertentes do feminismo que acabam dando o tiro no próprio pé.
      Muito obrigada pela visita.
      Volte mais vezes. :)))
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Mi em primeiro lugar é muito bom ter vc de volta. Em segundo, sua postagem disse tudo, as mulheres sempre tiveram um papel importante na historia e tenho certeza que que ainda seremos muito mais ainda. Quanto ao filme que vc mencionou, eu li até dezoito luas e vi o filme. Gostei mais do primeiro pois tem todo um toque de mistério que se perdeu um pouco no filme. Bjos e feliz dia da mulher para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Muito obrigada.
      É bom demais estar de volta também. :)))))
      Também acredito nisso.
      Quanto à trilogia, eu só li o primeiro e ainda pretendo ler os dois próximos. O filme eu gostei muito, mesmo deixando um tanto a desejar em relação ao livro, mas isso, com exceção de Harry Potter, sempre acontece.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Mi, feliz com sua volta, e feliz por vc ter ido ao meu espaço. É verdade amiga que ser mulher é muito mais que tudo o que vc citou em seu lindo texto...Mas como não posso fugi a realidade, estou aqui para desejar a vc um feliz todo dia e não somente hoje dia das mulheres, essa data que infelizmente passou a existir por causa das operárias, mas que graça a elas, muita coisa mudou.É isso amiga, Deus te abençoe, não só hoje mais todos os dias de sua vida.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, muito feliz também por você estar aqui, muito obrigada.
      Pois é, não temos como fugir da realidade e fingir que basta entregar um buquezinho e está tudo bem. Não somos tão bitoladas quanto alguns imaginam. rs.
      Também te desejo tuuudo de bom, em todos os dias da sua vida. Que todos eles sejam muito abençoados.
      Beijos.

      Excluir
  6. Mi, ser mulher não é fácil mesmo... E, vamos combinar? A gente complica um pouco mais que o necessário. Mas é fabuloso esse universo de fêmeas... Amo ser mulher (tbm, nunca fui homem, como é que eu poderia saber? rs)
    Que um dia possamos nos orgulhar verdadeiramente de sermos mulheres!
    E pra vc, menina, uma ótima semana e muita paz nesse seu coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! :)
      A gente complica? Será?
      Talvez né? rsrsrs.
      É fabuloso sim e devemos nos orgulhar SIM, não tenha dúvidas disso minha querida.
      Uma ótima semana e muita paz e luz para ti!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá, querida Mi
    Rute sempre me inspirou... fui alertada para ela no início da minha caminhada paroquial...
    Frida me encantou e fiz meu trabalho do fim do curso de Espanhol sobre a artista plástica...
    Todas temos uma listinha de musas inspiradoras mas pra te se bem sincera: amo ser mulher... não queria ser outra coisa... ainda bem que Deus me fez ser assim como sou... rs...
    Se tentar não ser... não dá... está na essência da gente... o lado feminino é bem forte...
    Hoje, na Missa o Padre deu à mão à palmatória e deu-nos os parabéns porque, segundo ele, os homens não conseguem o que nós conseguimos... Dizia ele que nós temos um carisma todo especial pra muitas coisas... foi bem legal o reconhecimento sincero de um homem...
    Enfim, com ou sem bombom e flores... agradeço ao Bom Deus por ser mulher...
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselia! Tudo bem?
      Olha que coincidência... Quando comecei a conhecer a Bíblia (isso eu tinha lá meus 11 para 12 anos) eu me focava muito nos livros com nomes femininos. Rute foi um dos primeiros que li. Depois Ester.
      Frida também foi uma pessoa incrível, com uma história emocionante. Já assistiu ao filme Frida?
      "Se tentar não ser... não dá... está na essência da gente", disse tuuuudo! Essência.
      Que legal a atitude desse padre. O padre da paróquia da minha mãe fez um alerta contra a violência doméstica, pelo que ela descreveu, foi um belíssimo sermão e um tapa com luva de pelica na cara dos caras, hahahahaha!
      Beijos Roselia!

      Excluir
    2. Oi, Mi, desculpe-me o erro ortográfico do: 'pra te ser bem sincera'... (faltou o r)...
      Agora, Ester é tudo de bom em termos de CORAGEM... Bjm

      Excluir
    3. Ah minha amiga, não sou fiscal de ortografia alheia não. Pode ficar tranquila.
      Ester é um grande exemplo de coragem.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Mi!
    Eu fiquei meio assim quando discordou da Simone de Beauvoir, pois toda menina um dia se torna mulher, para o bem ou não. Ser mulher é uma construção diária. Todas nós nascemos submissas, assim como os homens. A sociedade dita normas que também para o homem é difícil se tornar homem. Quanto à transexualidade é apenas uma consequência dessa escolha de se sentir para depois ser. Construções diárias... por isso vivemos.
    Feliz dia!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma! Seja bem-vinda!
      Legal ver caras novas em um blog tão novo... rs.
      Sobre a frase, acho que interpretamos ela de formas diferentes. Do ângulo que interpretou não considerei errado não. É que li muito Judith Butler (tanto que ela está entre as minhas inspiradoras na postagem) e fui descobrindo mais sobre a diversidade de gênero, inclusive a de gêneros fluídos e neutros.
      Mas acredito que há quem nasça realmente com a essência, como a amiga Roselia tão bem descreveu em seu comentário logo acima. E as pessoas percebem isso porque é perceptível. Em uma entrevista da Kim Petras e sua irmã, a irmã disse que nunca tinha visto um irmão, mesmo a Kim tendo nascido biologicamente homem. Ela sempre foi e sempre será uma mulher. Portanto, não acredito que homossexualidade e nem transexualidade sejam escolhas, ninguém escolhe quem quer ser. Simplesmente o é. Ainda mais quando se tem um preço alto demais, como a própria vida e familiares, a pagar.
      Muito obrigada! :))))
      Feliz dia a você também com um dia de atraso.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá Mi, faz tempo que não nos encontramos nesta blogosfera.
    Já no avanço das horas da segunda feira, li esta bela postagem sobre as mulheres com muita clareza de cada aspecto que envolvem todo um "auê" na questão feminina.
    É sabido que a violência é crescente. Que a discriminação ainda é grande dentro das organizações, mas muito evoluiu e é preciso ter clareza de usar bem cada passo dado.
    É preciso entender a discriminação das "Trans" inclusive inclui-las no Feminicidio a ser assinado amanhã.
    Uma semana produtiva e alegre Mi.
    Bom lhe ver amiga.
    Abraços de paz e luz.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, meu amigo...
      Bom tempo não nos vemos, não?
      Claro que grande parcela de culpa é minha, que tenho me ocupado com o layout do blog e as respostas, mais do que as visitas. rs.
      Se eu já te disse alguma vez que, das pessoas que não conheço pessoalmente, tenho o maior orgulho de chamar AMIGO é você, digo de novo. E se não disse, estou dizendo agora e acrescento que, a cada dia, com maior convicção.
      Você não "fugiu" de um dos focos, senão do foco, principal do post.
      Fico comovida ao ver pessoas enxergando as mulheres trans como GENTE, como femininas, como pessoas dignas de serem chamadas de mulheres. Melhor seríamos não incluir ninguém em feminicídios, não é? Porém, quando acontece com as trans*, é sempre um espetáculo e um espetáculo bizarro nos jornais. Colocam as travestis como "os" travestis, colocam meninas trans que ainda não tiveram a oportunidade de mudar os documentos com o nome masculino estampado nas primeiras páginas, uma falta de dignidade e respeito imeeensas, imensurável.
      Amigo, parabéns por você ser você.
      Parabéns por ter uma mente tão aberta e acima de tudo, humana.
      Sinto-me extremamente privilegiada por tê-lo em meu caminho.
      Teu comentário realmente me emocionou.
      Obrigada.
      Muita paz e luz para ti, sempre.
      Beijos.

      Excluir
    2. Pois é amiga você disse tudo.
      Estampam as imagens, mas a dor fica oculta nas paginas sujas dos jornais sensacionalistas.
      Lamentável.

      Excluir
  10. Olá Mi,
    Amei o texto abrangente e lindamente escrito.
    As mulheres já conquistaram muitas coisas,
    mas a caminhada ainda é longa...
    Na verdade, ser mulher é uma arte complexa, mas é muito bom!
    A postagem ficou ótima, parabéns pela perspicácia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau! :)))
      Muito obrigada, fico contente que tenha gostado.
      Sim, as conquistas femininas foram grandes, mas a grandes preços também.
      A caminhada, tem horas parecer infinita. rs.
      Valeu Clau! Tudo de bom para ti!
      Beijos.

      Excluir
  11. Feliz dia da Mulher com atraso, ontem nem vim olhar o computador eheh
    Bonito texto, só discordo um pouco do ser mulher e se descobrir mulher, acho que alguns homens tornaram-se mulheres, eu conheço um caso de um menino que disse que na virada do ano virou mulher então eu acredito que até podem ter homens que já eram mulheres e eles se descobrem mas acredito conforme citei o caso do menino que virou mulher, conforme ele próprio confirmou, que realmente alguns viram mulheres, afinal é muito bom ser mulher! Haahaha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Dia da Mulher com atraso para ti e para a Maki também, Vana! :))))
      Tem dias que a gente só fica no smartphone e até esquece que tem pc, não é mesmo? E eu não sou muito de blogar por ele.
      Amiga, deixa eu te explicar isso do "tornar-se" mulher que é algo que pode estar acontecendo com esse teu amigo.
      Eu te pergunto: Tem jeito de tu de repente virar homem?
      Eu posso te afirmar que não.
      Estudei bastante sobre gêneros, inclusive com um geneticista (para a parte biológica) e ele também me afirmou que não.
      Não existe nem o "virar" homossexual quanto o "virar" transexual.
      O que pode ter acontecido com teu amigo há duas hipóteses: Ou ele é uma mulher transexual que não tem muito conhecimento e informação sobre a transexualidade e descobriu-se mulher agora, mesmo já tendo nascido trans.
      Ou ele pode fazer parte de um grupo denominado gênero fluído. Os que possuem gêneros fluídos, "fluem" (não viram) de um gênero a outro. Alguns com preconceito os chamam de pessoas indecisas, mas não. É apenas sua natureza, eles não se apegam a nenhum gênero e sentem-se confortáveis assumindo qualquer um dos papéis.
      Eu achei interessantíssimo estudar sobre pessoas genderfluid, elas são extremamente complexas para mim.
      É isso que vemos em muitas igrejas quando não é repressão, de uma travesti ter "voltado a ser homem", essa pessoa pode simplesmente ser um gênero fluído e estar bem consigo mesma.
      Mas é muito bom ser mulher, isso é! hahahahaha!
      Beijos amiga.

      Excluir
  12. Boa noite querida Mi..
    e como muito a gente escuta.. fazem muito e ainda não tem o reconhecimento profissional que os homens tem na mesma area..
    são lutas diárias.. vcs passam por tantas coisas e não deve ser nada fácil..
    não falo com muitas pessoas mas as vezes falando se a mulher esta naqueles dias as vezes entendem o contrário do que se falou.. do nada sabe rsrs já sai da conversa algumas vezes com pessoas nesses dias pq a reação era de muita irritação..nem conversar foi muito possível.. eu já li sobre e nas regressões tb é abordado isso.. não nascemos sempre do mesmo sexo.. então vice e versa todos passamos pelo sexo feminino e masculino e isos vai ser até a gente aprender as lições terrenas.. eu creio que assim seja.. errado ou certo.. mas vamos seguindo.. pois só vai haver evolução quando a ultima pessoa passar pela porta.. ng fica para trás.. estou atrasado pois estava fora da net ... mas que tenha sido um dia belo e de reflexões a vcs e todas as demais.. bjs e linda noite querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia poeta das asas douradas!
      Sim, meu amigo, lutas diárias, lutas que não sei se qualquer homem aguentaria viver por um dia.
      Sobre isso do "naqueles dias" entender ao contrário, é puro mito. Se for falar sobre a irritação, o nome é TPM (Tensão Pré-Menstrual) e como sabe, pré e algo que antecede. Então essa tensão toda e todos os sintomas que uma mulher que sofre de TPM tem, vem uma semana antes, se não me engano, do período menstrual. Talvez algumas se sintam incomodadas durante o período, mas a TPM mesmo, a típica que todos falam, vem com antecedência ao ciclo. Bom... isso é o que sei. Tem gente (homens e mulheres) com comportamento de quem está com TPM constante, hahahaha. Mas como eu não tenho o menor problema com isso, nunca tive, não posso opinar pelas que sofrem desse mal.
      Eu, como sabe, não acredito em vidas passadas, porém, concordo que sexo seja apenas uma coisa terrena, que anjos, espíritos e nem Deus tenha sexo. Ou sejam XXY. São duas hipóteses que tenho.
      Ah, eu como vivo atrasada já nem me desculpo mais, quem me segue eu digo: é porque realmente gosta de mim e dos meus textos! rs.
      Beijos querido poeta e até sempre.

      Excluir
  13. Querida MI, atrasada mas comentando um post que achei muito interessante. A mulher tem garra, inteligência, capacidade, discernimento, determinação igual ou melhor do que a dos homens. Quem tem mais; quem tem menos não vem ao caso. Somos humanos: iguais aos amarelos, aos negros, pardos, índios. O que diferencia entre uma etnia e outra é educação e cultura, dada a uns e negada a outros.
    Povos escravizaram povos. Maiorias escravizaram minorias na base da grana e da força e de interesses. E isso aconteceu com as mulheres, com os negros, enfim, os mais fortes dominaram. É História.
    O que eu não gosto nas mulheres, e não gosto desse dia é a leviandade, a futilidade, a cabeça de muitas que infelizmente a mídia mostra e vende para o resto do mundo. Eu gosto de gente séria, que pensa, que faz e que não vive um faz de conta se fazendo de carente, de gostosa ou de coitada. Admiro a mulher responsável e detesto a fútil.
    Enfim, mulher não precisa de comemorar nada, precisa fazer-se respeitar pelo que é, pelo que produz, pelo que pensa, pelo que quer. Quando 'Simone' disse que não se nasce mulher, se torna mulher, é o caminho árduo que nos foi legado há milhares de anos, e ela naturalmente disse isso pelo valor que teríamos de descobrir em nós mesmas. A luta. Aliás, até hoje mulheres usam Burka, são castradas, e na Mauritânia têm de ser gordas, obesas para casarem: sinal de riqueza. Fora a escravidão sexual etc e tal. Difícil ser mulher nessas condições.
    Tenho orgulho da mulher que não se presta a objeto; muitas são objetos porque querem. E essas é que empobrecem a nossa raça.
    Nossa, amiga, você trouxe um tema muito rico, polêmico, apaixonante.
    Meu beijo, querida amiga. Prometo não fazer mais comentário desse tamanho! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís! \0/
      Primeiro de tudo: FAÇA SEMPRE comentários desse tamanho, incrível o quanto eu aprendo contigo. Tu é professora? Porque se não for, saiba que tem o maior jeito. Sabe expressar suas ideias com uma clareza a qual aprendemos muito.
      Ontem estávamos conversando sobre isso com minha professora de História, sobre a escravidão. Quando se fala em escravidão, muitos só pensam nos navios negreiros e na Lei Áurea, mas escravidão abrange diversos setores e, infelizmente, acontece até hoje, inclusive em nosso país.
      Escravidão trabalhista, escravidão sexual...
      Todo tipo de exploração é um tipo de escravidão.
      Como sabe, eu aprendi a ter sororidade, porém, eu prefiro não me igualar no rol das que ficam todas "bobas" por causa de um buquezinho de flores regado a sangue. Sangue de mulheres de fibra que lutaram por dignidade.
      Eu prefiro me abster de levar a vida das mulheres que citou. Minha vida nunca foi um faz de conta e nunca será, porque eu nunca permiti. Porque sei que isso só irá fazer mal a mim mesma.
      Temos que cuidar das nossas vidas, como muito bem disse, com responsabilidade. Responsabilidade sobre nós mesmas primeiramente.
      Beijos minha querida amiga e volte sempre. :))))

      Excluir

"Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça de pessoas que pensam diferente. Compartilho meus pensamentos para mostrar às pessoas que já pensam como eu que elas não estão sozinhas". Autor desconhecido

"Ser feliz é saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta". Augusto Cury

É muito bom saber que gostou da postagem e irá comentar.
A moderação de comentários está ativada e tratarei de responder apenas o necessário, se houver.
Se tiver um blog, deixe a url no final do comentário para que possa encontrá-lo.
Comentários tais como ofensas, discriminação, divulgação de sorteios, de blogs ou que não tenham a ver com o conteúdo da postagem não serão publicados. Grata.

Mi F. Colmán


I´m bleeding, quietly living I´m living, quietly bleeding - Dominik
 renata massa