21/03/2015

Vida real x Vida virtual


O trocadilho com o nome do blog na imagem foi só para descontrair. Mas na verdade, acaba sendo assim mesmo.
Temos nossas prioridades e opções, porém, é preciso ter em mente que não podemos, de modo algum, tratar como opção o que é prioridade.
Curioso que ao acessar o Facebook hoje li um experimento que foi (ou está sendo, não li a matéria, apenas o título) feito na Austrália, onde pessoas são desconectadas e "obrigadas" a viver a vida real.
É curioso como há essa separação ainda. 
Eu estou aqui, atrás do pc, escrevendo para muitas pessoas às quais não tenho ideia que irão acessar. 
Mas também estou escrevendo conscientemente para pessoas as quais já tenho um convívio e afinidade que sei que lerão e comentarão este texto. Seja pessoas que conheci através da blogosfera, o falecido Orkut que em paz descanse ou em algum grupo que eventualmente eu tenha conhecido do Facebook e ganharam minha confiança ao ponto de eu mostrar a elas o meu blog. 
Estou escrevendo agora exatamente para estas pessoas e não me restam dúvidas que são reais. 
Tudo isso é real! 
É tão real que, ao contrário do que chamam de "vida real" que quando eu "desapareço" ninguém está nem aí comigo, aparece alguém se mostrando preocupada com minha ausência. Como isso não pode ser honesto e realista?
Lógico que é.
O motivo de minha ausência, para alguns que ainda não sabem, se deve aos estudos para prestar ENEM e vestibulares federais. 
Para as pessoas que não participam da minha "vida virtual" esta é a prioridade agora. 
Mas eu afirmo que não. 
Minha mãe sabe que não, inclusive, ela mesma me incentiva a não abandonar minhas revisões e minhas criações ainda não finalizadas. E me dá a maior força com o blog, desde o anterior.
Meus blogs foram criados com o intuito de divulgar minha carreira literária que, para muitos pode ser utopia, não para mim.



Eu tenho como objetivo publicar um livro e não como um "delírio" ou algo que "eventualmente" possa acontecer. 
Meu objetivo de publicar um livro é tão importante quanto ao de ingressar em uma universidade. As duas coisas são prioridades na minha vida e isso fica evidente até nos contatos ricos que estão se fazendo presentes, já que a blogosfera deixou há tempos de ser tão somente um veículo de divulgação artística.
No meu cronograma de estudos estão incluídos os horários que devo me dedicar à vida literária também, afinal, não deixa de ser um treino prazeroso da Língua Portuguesa. 
Minhas expectativas quanto à minha carreira literária é igualmente à universitária: não sei se ocorrerá este ano, só sei que não vou desistir.
Acredito que chegará um dia que as pessoas não farão mais esse separatismo e terão consideração tanto pelos que estão ao seu redor fisicamente quanto aos que estão do outro lado da tela, em algum lugar deste ou de outros países, com os pensamentos conectados entre si.

Mi F. Colmán



Nota: Algumas pessoas que me tem como contato no Facebook talvez perceberam que possuo dois perfis. 
Bem, eu quis separar um perfil "virtual" com um "pessoal". 
Hoje acho pura idiotice e só não deleto o "pessoal" (que é o mais impessoal) porque estou em um nível bem alto no Trivia Crack (aplicativo o qual vale um post adiante) e não quero perdê-lo.

26 comentários:

  1. Mi,
    Quando gosto de um blog ou da pessoa que esta atras do Blog, me preocupo com os sumicos, sim! Sempre fui assim, tanto na vida virtual como na real. Sou muito preocupada com a familia e amigos. Fiquei feliz em saber que esta estudando para o ENEM e com o objetivo de cursar uma faculdade. Torcendo para que tudo de certo! Bjs e que seu final de semana seja de paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! :)))))
      Eu acho de uma atitude tão nobre pessoas que são assim, tanto no que chamam de real quanto no que chamam de virtual.
      Uma pessoa que se preocupa com os outros é uma pessoa altruísta e que merece ser valorizada.
      Sim, tenho objetivo sim de cursar uma faculdade, por isso não vou me ater somente ao ENEM, mas a federais que possuem vestibulares próprios. Não estou com expectativas para "o agora", mas já estou me preparando. Quem sabe né?
      Muito obrigada pela torcida minha amiga e que a sua semana seja repleta de muita paz e luz.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, querida Mi
    Vc é muito novinha ainda...
    Saiba que estou passando blog por blog que sigo pra eliminar os que já não postam há muitos anos e verificando quem está sumido... quando possível, deixo um recadinho do tipo: como está vc? To há 3 dias metida nisso... mas é preciso... em 6 anos quase, tinham MUITOS ou que morreram ou que sumiram... ou migraram...
    Se somos só números, não há razão de ser blogueiro pra mim... prisioneiros também o são...
    Para muitos isso é idiotice mas, para mim, é fundamental... quem nunca me fez nada de mal não há porque deixar de dar atenção e tratar bem...
    Aqui temos muitos amigos e, desculpe-me o comercial, mas não deixe de ler o meu post de amanhã (vai ao ar daqui a meia hora)... falo sobre isso...
    Também concordo que a vida pessoal pode ser entrelaçada com a virtual... não devemos ser compartimentados...
    Fico impressionada com isso de perfil fake e coisa e tal... que canalhice!!! Igual na vida real...
    certamente!!!
    Que pena existe a maldade em nós!!!
    Deus nos fez puros e bons. pena mesmo que não sigamos assim como Ele nos criou!!!
    Adorei a comparação que fez sobre de tratar as pessoas como dramin e rivotril... vc associa muito bem!!!
    Persevere pois vc tem o dom da escrita!!! É amável também...
    Boa nova semana!!!
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, minha querida, você é das pessoas da blogosfera que considero das mais amáveis, agora eu... já tenho minhas dúvidas, hahahaha!
      Na verdade não fui eu que fiz esta comparação, a edição de imagens é de uma garota que tem uma fan page muito divertida no Facebook chamada Miss Rivotril.
      A história dela é bem tensa e como adoro pessoas que sabem se transformar, vejo ela como uma grande inspiração de pessoas que têm que enfrentar problemas psiquátricos com medicação e, ao invés de sentirem pena de si mesmas e reclamar de efeitos colaterais, faz piada com tudo isso.
      Isso do Dramin é bem verdade para quem já é dependente do Rivotril. Quando ele falta, costuma-se substituir pelo Dramin, mas Dramin é super fraco, embora algumas vezes ajude a pegar no sono. Dramin para mim é só para enjoo de viagens (enjoo muuuuito quando tenho que viajar de ônibus), alivia bastante.
      Caraca... SEIS anos de blogosfera e dando uma revisada em quem está vivo ou morto? Cacete Roselia! Haja paciência, huahuahauahua!
      Acho que se um blog morre por uns cinco meses ou mais já dá para deixar para lá, a blogueira já desistiu. Ou morreu mesmo como bem falou.
      Eu não acho idiotice, eu acho só trabalhoso demais! Vá eliminando-os através do blogroll.
      Tenho vários posts seus para comentar, ontem estava lendo alguns dos meus visitantes. Adiantando as visitas. rs.
      Sobre perfis fakes, bom... eu não sei muito bem como funciona na blogosfera. Tenho pessoas aqui que são fakes, afinal, não tem o nome real e não tem uma foto é fake. Mas não acho que todo perfil fake seja para fazer maldade, não acredito que estas pessoas que estão aqui sejam capazes. Podem até ser, mas se forem, sabem disfarçar muito bem.
      Eu já evito as canalhices não expondo meu email, porta aberta para hackers.
      Perseverarei sim, com certeza.
      Só vou desistir quando estiver morta, podes crer!
      Beijos e uma ótima nova semana para ti.

      Excluir
    2. Tenho feito isso, querida: uso o blogroll... mas tem um link ótimo também:
      http://www.google.com/friendconnect/user/overview
      Já to na letra O... rs... Ufa!!!
      Mas é preciso... Vale a pena e tem muita alegria,, uma delas pé ver gente que nem me comenta... blogando nestes 6 anos numa boa... Bárbaro!!! Perseverança dá trabalho por aqui... é para os que gostam, como eu... vc também... rs...
      Além de poder visitar mais blogs que interagem de verdade, terei a minha listinha limpa... Oba!!!
      Bjm e fique sempre bem!!!

      Excluir
    3. Roselia, vou guardar esse link, vai que "quando eu crescer" eu seja como você e tenha toda essa porrada de blogs para organizar. ;)
      Quanto às blogueiras que estão blogando a esse tempo todo, talvez pensem o mesmo que esteja pensando.
      Veja bem, se só agora tu descobriu que elas continuam blogando, é porque também não as acompanhava.
      A vida é assim mesmo, a gente vai perdendo o contato ou não estreitando os laços com pessoas as quais não temos afinidade.
      Acho que eu já "pequei" com uma ou outra visitante aqui, por ter ido ao blog delas e não ter me identificado. Daí não vou seguir por seguir ou comentar por comentar.
      Fazer uma faxina é sempre bom. Pretendo muito em breve fazer uma no meu Facebook.
      Beijos e fique sempre bem também! :)))

      Excluir
  3. Mi, é estranho o mundo virtual que nos aproxima tanto que parece que a amizade é de tantos tempos, real! Fico na torcida pelo ENEM e mais ainda pelo teu sonho do livro! Vai firme! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeeee Chica!
      Adorei o:

      "mais ainda pelo teu sonho do livro!".
      /\
      This!

      Vou firme mesmo! Podexá! :))))))
      Quanto ao mundo virtual, eu, assim como a amiga Roselia, já não vejo mais compartimentado ao que chamam de real. Aqui todos somos humanos, trocando experiências, convivendo... é real.
      Beijos e tuuudo de bom.

      Excluir
  4. Mi, veja só: como iremos saber o que um amigo virtual está a fazer se ele(a) não conta? As pessoas são diferentes, tem umas que compram um cachorro e correm para o blog afim de demonstrarem toda sua felicidade. Outros não querem compartilhar sua vida pessoal, querem reserva, afinal, não sabemos, na totalidade dos amigos, quem é quem nesse mundo. E também estão certas! Querem manter a sua privacidade. E alguns não colocam seus e-mails. Só notei que você custa a postar os comentários que envio. Mas agora entendo.

    Não pode partir dos leitores uma pergunta pessoal que será exposta publicamente. Por isso a maioria deixa seus emails no blog, até para avisar algo sobre a matéria postada ou sobre um problema técnico do blog que está acontecendo. Ou perguntar do sumiço! Já cansei de avisar os blogueiros de problemas técnicos nos comentários. Mas tem de haver um meio mais discreto e pessoal para essa comunicação.

    Também sei, 'agora', que você está enrolada com o ENEM, como falou a Lucia, acima. Agora sei o porquê do sumiço!! . E você pode estar certa que também torço por você. Sempre.
    Beijos, meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca amiga, lendo teu comentário parece até que toda vez que eu tiver que me comunicar com alguma amiga virtual farei um post sobre isso, huahuahuahua!
      Aproveitei a deixa da Lu ao ter demonstrado consideração (o que acho muito nobre) e avisar a todos os que me acompanham, o motivo pelo qual estou e vou demorar a moderar, responder aos comentários e retribuir as visitas.
      Em hipótese alguma eu faria um post que não tivesse uma ideia dirigida ao coletivo, porque seria muito ridículo. Aliás, o post todo está no coletivo se parar para perceber.
      Quanto a emails, além de estarem obsoletos e eu usá-los só em extrema necessidade, sem poder ser recíproca a quem ainda usa isso para se comunicar, é perigoso divulgar publicamente. Nos grupos de estudo sérios do Facebook os moderadores alertam a todo o tempo às pessoas que querem receber apostilas em PDF para não divulgarem seus emails nos tópicos.
      Talvez seja esta a explicação de tantos blogs roubados. Depois não adianta reclamar de conta hackeada se não nos prevenimos ou não somos super hackers para recupera-lá.
      Prefiro manter o meu direito de não expor meus endereços eletrônicos. Quem quiser receber atualização por email tem a gadget específica e disponível para isso.
      E quem quiser (ou se eu quiser) conversar algo que pende mais para o pessoal, usa-se a inbox do Facebook, simples, todo mundo tem. Todas as amigas, amigos e colegas da blogosfera que se interessam pelos meus blogs estão em contato comigo por lá, inclusive a própria Lu.
      Este é o nosso "meio discreto", rs.
      No mais, agradeço pela torcida tanto tua quanto a de todas, sei que são sinceras.
      E não estou enrolada com o Enem nem com os demais vestibulares que pretendo prestar, pelo contrário, estou super organizada com meu cronograma de estudos. Sobra tempo para tudo o que quero e gosto de fazer.
      Só preciso segui-lo "religiosamente" por ter a natureza em si indisciplinada.
      Tudo tem sido um grande aprendizado, como mencionei no post, não estou criando expectativa alguma para este ano por estar super em cima, mas sei que é um aprendizado que sem dúvidas será proveitoso para o ano que vem e o resto da vida.
      Conhecimento nunca é demais, concorda?
      Beijos, uma boa semana e até sempre! :))))))

      Excluir
    2. MI, não me fiz entender, desculpe! Eu só quis ser gentil e dizer que não sabia a razão do seu sumiço. Sim, toda as nossas postagens são dirigidas aos nossos 'leitores' (coletivo).
      'Enrolada' é uma gíria que usamos aqui, quando a pessoa está debruçada, fixada no assunto, aliás o que é virtude. Tanto é, que você diz ser super disciplinada. Não é uma virtude? E quanto a 'email', não acho que esteja obsoleto, é apenas mais um dos tantos meios de comunicação, ainda mais para quem não faz parte de redes. Cada vez teremos mais aplicativos. Mas usa quem quer. . Ah... não entendi o início do teu email: um post para se comunicar??? rssss
      Beijos, ótima semana.

      Excluir
    3. "Não pode partir dos leitores uma pergunta pessoal que será exposta publicamente".

      "Já cansei de avisar os blogueiros de problemas técnicos nos comentários. Mas tem de haver um meio mais discreto e pessoal para essa comunicação".

      A leitura que tive, destacando os trechos acima, é que tinha insinuado que usei este post para comunicar a uma leitora, no caso a Lu, que perguntou do meu sumiço. E que deveria encontrar um meio "mais discreto" e a explicação do meu meio discreto está acima.
      O email no meu meio está obsoleto sim, Taís.
      Usamos para cadastros obrigatórios em sites e não para comunicação. Para comunicação já existem meios mais rápidos e atualizados como o Facebook e atualmente, o Whatsapp. Claro que usa quem quiser, porém, muitos que não se atualizam correm o risco de prejudicar a comunicação com outros que preferem se atualizar.
      Tecnologia é isso. Não fosse assim, ainda estaríamos como na época do Chaplin, vendo filmes em preto e branco. Eu não sou avessa a atualizações, acho que se serve para facilitar a vida, temos que aproveitar.
      Minha mãe me disse que o termo "enrolada" aí no RS é diferente, no Paraná, enrolada é uma pessoa que está perdida sem dar conta de nada. rs.
      Falha de comunicação.
      E eu disse totalmente o contrário, disse que sou de natureza indisciplinada e por essa razão preciso de um cronograma rígido. Só estou de bobeira agora porque estão reformando meu quarto e não consigo me concentrar com gente andando pra lá e pra cá. Preciso do meu canto de silêncio para me concentrar.
      E não se desculpe por nada, são coisas que acontecem com a comunicação escrita. ;)
      Beijos e um ótimo fim de semana amiga.

      Excluir
  5. Oi Mi também que ter a chance de divulgar meus escritos literários no meu blog. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Segundo a maioria dos autores os quais eu tenho contato, o blog é um dos melhores meios de divulgação.
      Por isso, vamo bora! :)))
      Beijos.

      Excluir
  6. Mi, para você se situar, eu, apesar de brasileira, moro aqui em Portugal há muuuuito tempo.
    Vai daí, já não lembro quando se faz o vestibular aí, mas deve estar para breve, se você está nos livros. Espero que te corra pelo melhor ;)

    bjn amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen! :)
      Que legal, eu achei que tu fosse portuguesa e não brasileira.
      Aqui se faz o ENEM (que é o Exame Nacional do Ensino Médio mas que vale vaga em universidades públicas e bolsas em particulares de acordo com sua pontuação) uma vez por ano, apenas.
      Já os vestibulares têm os de inverno e os de verão.
      Eu estou nos livros porque sou precavida, hahahaha!
      Nem crio expectativas de passar este ano para tu ter uma ideia. Mas sei que quando entrar serei uma pessoa que não entrou por ter "chutado" questões e sim, por méritos reais.
      Muito obrigada. :))))))
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Mi!

    O mundos em que vivemos geralmente são frios.
    Mas existem pessoas que gostam da gente a ponto de estranhar nosso sumiço e perguntar:
    E aí, amiga Tudo bem com você?
    Pessoalmente não espero nada de outros além do que podem me dar.
    Tudo é muito rápido no mundo virtual, não é?
    Basta encerrar a conta e tudo acaba.
    Ficam somente as lembranças daqueles que marcaram nossa vida de modo legal!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja!
      Vivemos em mundos frios, egoístas, individualistas, é bem verdade. Por esse motivo quando alguém se importa, temos que considerar essas pessoas e valorizá-las, pois são raras.
      Também não sou de esperar muito, talvez nada, de ninguém. E isso que é o legal, pois assim nos surpreendemos muito! :)))))
      Tudo é muito rápido na vida, amigos que eu acreditei serem para sempre na vida real também sumiram como se deleta uma conta. Tudo está em movimento constante e cabe a nós, pararmos para observar ou pegarmos o ritmo.
      Eu optei pela segunda.
      Beijos e uma linda semana para ti também. :))))

      Excluir
  8. Boa noite Mi.
    Colocando as postagem em dias, quando mais eu te leio mais lhe admiro, a sua conduta, maturidade me encanta, concordo podemos com certeza ter uma vida off e virtual, mas amigos eu não os qualifico com virtual, pois para mim são meus amigo[a] pois compartilho mais com vocês do que muitos amigo off. Boa sorte no ENEM, quanto ao plano de publicar o seu livro eu lhe digo que nunca deixa de fazer planos e lutar por isso, porque você chegará com certeza a concretiza-lo, quando realizar me avise, pois sei que não vai demorar muito para publica-lo, porque você tem três coisas fundamentais para isso, garra, sinceridade e vontade. Boa sorte em todos os seus projetos . Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mirtes.
      Que legal! Acho tão show leitores que leem além do último post.
      Pelo que percebo das pessoas que conheço, a maioria se comunica muito melhor com os amigos ditos virtuais.
      No mais, tem razão, são todos simplesmente amigos.
      Muito obrigada, no ENEM e nos vestibulares né? Haja paciência!
      Ah, muito obrigada pelos elogios e pelos bons desejos, eu os recebo abertamente. Não vejo a hora de ver um livro meu na minha estante. E óbvio, em outras também. :)))))
      Boa sorte para ti também.
      Um fim de semana de saúde e paz.

      Excluir
  9. Oi Mi,
    Pôxa! Que beleza de texto!
    Eu confesso que às vezes tenho uma certa
    dificuldade em separar o mundo 'real' do 'virtual',
    mas estou melhorando...
    E há uns 3 ou 4 anos, eu pensei também em criar um perfil 'pessoal' e outro
    'virtual' no face. Mas hoje em dia jamais faria isso.
    Amigos que convivo pessoalmente ou só pela blogosfera,
    estão juntos comigo, no mesmo perfil.
    Ah, desejo boa sorte com as provas do Enem e dos vestibulares.
    Vai dar tudo certo!
    Eu também sou dessas que teve disciplina e um cronograma de estudos,
    e valeu muito a pena. É muito satisfatório ver seu nome na lista de aprovados.
    Ótima semana pra vc, bjs \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau! \0/
      Acredito que todos nós temos esta dificuldade pelo fato de não nos vermos pessoalmente. São poucas as pessoas que conseguem unir tão naturalmente quanto a amiga Mirtes.
      Eu criei esse perfil pessoal e me arrependi. Não tem nada a ver separar o pessoal que convivo no cotidiano com o pessoal que convivo por aqui. O problema que me enrolei no Trivia Crack, hahahaha!
      Muito obrigada!
      Se não der certo, a gente tenta outra vez! ;)
      Sério que tu também fez isso? Acho que é o único jeito para ter disciplina seja para vestibulares ou concursos públicos.
      Ótimo fim de semana para ti.
      Beijos!

      Excluir
  10. Tomara que tudo que almejas dê certo.
    Disciplina é mesmo imprescindível, estou estudando pra concursos mas a danada é difícil de conseguir :( , o jeito é não desisitir e continuar tentando :)
    bites and kisses,
    V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa Vana, eu ando meio distraída e louca, desculpa aí. Mais um comentário teu que encontro só agora. Devo estar mais atenta aos comentaristas que comentam postagens antigas, aliás, os que considero super dignos!
      Quanto a concursos públicos, são super concorridos mesmo, não podemos é desistir.
      Beijos minha querida e foi mal mesmo.

      Excluir
  11. Oi Mi! Já faz algum tempo que eu li que o termo "web" iria desaparecer porque nào faz mais sentido estar conectado e não conectado. Só por agora é que isso começa a fazer sentido para mim - é como disse um cara grande das grandes mídias " é como ter um freezer; você nào vai lá toda hora para ver se está funcionando, ou simplesmente para dar uma olhadinha, você apenas usa na sua necessidade.
    Eu espero que cheguemos a isso, a essa integração de real/virtual pois infelizmente tem muita gente não sabendo viver assim e pende só para um lado da balança e enfia a cara no celular e deixa de saber como é a íris de quem está a tua frente.

    Meu filho, que está no nono ano me pediu para fazer o Enem para ir treinando; quando fui fazer a inscrição vi que precisava de cpf e ele não tinha; enfim, não deu tempo para a inscrição. Vai treinar algum no final do ano.
    Boa sorte para você com o vestibular e especialmente com o livro ( é especial publicar, só é muito difícil vender, mas não quero ser estragadora de sonhos! Vai fundo e firme! )
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Fico muito feliz em te ver por aqui. :)
      Eu acredito, assim como você, que tudo deva ter realmente um equilíbrio.
      Tenho um amigo que não acredita de modo algum em amizades virtuais, para ele é tudo balela, babaquice e ele não se envolve com ninguém (digo de amizade mesmo) virtualmente. Não sei se foi algum trauma que teve e também não me arrisco a perguntar. rs.
      No entanto, essa parada da cara enfiada no celular de vez em quando me dá um pouco nos nervos. Não que eu seja contra, mas acredito que existam ocasiões que é legal conversar pessoalmente. Por exemplo, o ônibus que me leva ao cursinho passa super cedo, se eu for pegar outro chegarei atrasada. Muitos passam pela mesma situação e, ao invés de ficarmos trocando ideia, fica cada um com seu celular. Eu tenho escolha senão acabar fazendo o mesmo? rs. Infelizmente não.
      Nono ano ainda é bem cedo, mas acho super legal isso de ser treineiro, porque aí tu vai trabalhando inclusive a tensão que é criada nos dias de prova. Assim que ele tiver CPF eu super recomendo fazer isso sim. Além de claro, avaliar teu desempenho, te prepara, como disse anteriormente.
      Muito obrigada, mas como comentei em um post daqui, não tenho muitas expectativas este ano porque procrastinei em fevereiro, mas um dia vai! rs.
      Quanto à Literatura, não acho fácil sequer publicar, não confio muito em editora por demanda e não tenho verba para uma autopublicação como fez o André Vianco. Já as vendas, vejo como é difícil e concorrido também.
      Beijos e muito obrigada pelo comentário.

      Excluir

"Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça de pessoas que pensam diferente. Compartilho meus pensamentos para mostrar às pessoas que já pensam como eu que elas não estão sozinhas". Autor desconhecido

"Ser feliz é saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta". Augusto Cury

É muito bom saber que gostou da postagem e irá comentar.
A moderação de comentários está ativada e tratarei de responder apenas o necessário, se houver.
Se tiver um blog, deixe a url no final do comentário para que possa encontrá-lo.
Comentários tais como ofensas, discriminação, divulgação de sorteios, de blogs ou que não tenham a ver com o conteúdo da postagem não serão publicados. Grata.

Mi F. Colmán


I´m bleeding, quietly living I´m living, quietly bleeding - Dominik
 renata massa