11/06/2015

Selfies sérias


Sou o tipo de pessoa que costuma pensar muito e procurar respostas para coisas que pouca gente procura.
Domingo passado comecei a me indagar qual seria a razão das pessoas não sorrirem nas fotos de antigamente.
Prestem a atenção quando verem fotos antigas de seus antepassados, eles não sorriam. Nem mesmo as crianças.
Embora seja questionada direto do porquê não sorrio em fotos e, sobretudo, em selfies das redes sociais, tal divagação não tinha nada a ver com o contexto. Depois pensei que, talvez (talvez!) eu tenha percebido que provavelmente encontrara a resposta para a seriedade de minhas selfies.
Sem respostas úteis das pessoas mais velhas, resolvi apelar para a modernidade, ela parece ter todas as respostas. 
Bem... Ela pode não ter todas as respostas, mas para minha dúvida tinha. 
As pessoas, em especial as célebres, não sorriam para as fotos pelo simples fato de não quererem correr o risco de parecerem... ridículas!
Pois é! Imagine qual seria a reação delas se viajassem no tempo e dessem de cara com tantas caras e bocas nos perfis de Facebook e Instagram da vida? Seria, no mínimo, hilário!

Reparem na hashtag, foto tirada em um funeral, dia "triste".


Mark Twain chegou a comentar seriamente (claro!) a respeito do assunto:


"Uma fotografia é um dos documentos mais importantes que se tem e não há nada mais condenável para a posteridade do que um tolo e idiota sorriso capturado e fixado para sempre".


Pensando nas expressões absurdas de hoje a crise de riso é inevitável.
Não quero cagar regras, afinal, vivemos uma época beeeem (infelizmente talvez) diferente. Mas também não quero que caguem regras para mim. Toda vez que alguém me cobra selfies sorridentes, me sinto frente a frente com o Coringa e a terrível ameaça:"Let´s put a smile on that face".


A real é que se trata de um hábito, nunca gostei de ficar sorrindo em fotos, raras são as que vocês me encontrarão assim. 
Talvez eu tenha uma mentalidade de séculos passados e de boa, gosto disso. É um diferencial. 
Sempre achei muito mais bonitas as fotos espontâneas, mesmo se as mesmas vierem acompanhadas de um sorriso.
A intenção de sorrir para uma foto é de demonstrar felicidade, porém, há algumas tão forçadas que chegam a ser medonhas e lembram mesmo o personagem vivido pelo saudoso Heath Leadger.
Perscrutando os Instagrams da vida, percebemos cada vez mais raras as selfies com expressões naturais e com algum traço de seriedade.
E aí eu me pergunto: 

- Na era dos controlados, não entrei ainda no modismo porque meus remédios podem não estar fazendo o mesmo efeito?

É de se pensar...


Mi F. Colmán


27 comentários:

  1. rssssss...Tive que rir com a tua preocupação. Nem tinha me dado conta disso,rs bjs, gostei! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, Chica? hahahahaha.
      Sou uma pessoa muito observadora e isso me incomodou, tive que procurar respostas.
      Beijos e um ótimo fim de semana para ti.

      Excluir
  2. Mi,
    Ri muito com a sua postagem, desculpas, mas nao me contive! rsrsrsrsrsrs
    Verdade que nas fotos de anitgamente as pessoas nao sorriam, eu entao, chorava muito, quando pediam pra sorrir! Tadinha de mim! Mas, hoje eu sorrio muito, principalmente pra esconder as ruguinhas; o bigodinho chines, kkkkkkk. Sei la se forco o sorriso! Mas, eu acho que um sorriso fica bem em qualquer foto. Quer saber de uma coisa? Quando fui tirar passaporte por aqui, perguntei se podia sorrir, rsrsrsrsrsrs. Disseram que sim e depois perguntaram o motivo; eu disse que sorrindo esconderia as minhas as rugas. Riram muito! Amei a postagem! Bjs e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, e eu ri com teu comentário, hahahahaha!
      Como assim tu chorava quando pediam para sorrir? Sorrir era tão sacrificado assim? huahuahauahaua!
      Estou morrendo aqui com a história do passaporte! Deixa de ser boba, mulher! E sei lá, eu sempre tive a impressão que o sorriso é que demonstrava as rugas. Vai entender... rs.
      Beijos e um lindo final de semana para ti também!

      Excluir
    2. Mi,
      Depois vou postar a minha foto de carinhas, ai vc me diz, rsrsrsrsrsrsrs
      Bjs e uma otima noite, ou madrugada!!! Ai deve ser quase 1 hora.
      Ah! Amanha vou respondar a tag e te aviso.

      Excluir
    3. Aaah! Mal posso esperar para ver!
      Beijos amiga, aqui agora são 03:16 da madrugada, uma hora de atraso no horário de Brasília. Como costumamos dizer: Aqui até o horário é atrasado! hahahaha!
      Fico no aguardo para ler as respostas da sua tag. :)))))
      Beijos.

      Excluir
    4. Pra variar um pouco, nao respondi a Tag!!!! Mas, hoje vou responde-la! Bjs e lindo domingo!!!

      Excluir
  3. Boa noite Mi.
    Achei bem descontraída a sua postagem, concordo contigo, na foto temos que ter espontaneidade, do contrario fica uma coisa artificial. Gostei de ver uma imagem sua. Uma linda noite. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Mi.
    Achei bem descontraída a sua postagem, concordo contigo, na foto temos que ter espontaneidade, do contrario fica uma coisa artificial. Gostei de ver uma imagem sua. Uma linda noite. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish... O comentário deu um bug e se repetiu. Coisas do Blogger (e da dona dele que confia tanto nas amigas que nem fica analisando para publicar).
      Eu sempre curti fotos instantâneas, as mais legais que eu tenho são as "não programadas", que me pegaram de surpresa e vejo isso em muitas outras pessoas.
      Sorriso forçado, caras e bocas fica tão fake né?
      Beijos e um lindo fim de semana para ti.

      Excluir
  5. Saudações Mi! Olha, que história a tua!!!! Teve um patatu por causa de gluten? Triste huh? Ainda bem que eu tenho intolerancia... não alergia....Olhe... quanto as fotos de antigamente serem sérias, é porque o processo de fotografia não era instantaneo como é hj e ninguem conseguia segurar um riso por 10 ou 15 minutos!!!!! Assim como era em quadros... ninguem conseguia posar rindo por hooooooooras a fio! Adorei seu blog! Beijos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ex Não Vaidosa! Seja bem-vinda! :))))
      Na real, não se sabe ainda o que ocasionou, mas o médico resolveu retirar o glúten como prevenção, por eu certamente ser intolerante. Mas como te disse no post, sou meio rebelde. rs.
      Essa é a teoria que tu descobriu? Fiquei imaginando ficar sorrindo por tanto tempo, ia cansar as bochechas. rs.
      Que bom que adorou! Muito obrigada! Fico muito feliz por isso!
      Volte sempre que quiser. :)))))
      Beijos e um ótimo fim de semana para ti.

      Excluir
    2. KKKK... sou fotógrafa também..... kkkkk estudei a historia da fotografia!!!!

      Excluir
    3. Sério! hahahaha! Que legal! Eu como fotógrafa as fotos saem como se eu tivesse Mal de Parkinson, ô tristeza. rs.

      Excluir
    4. Fizeste fotografia também? Gosto de fotografar o publico, não suporto fotografar eventos vips por nao ter paciencia de mostrar as fotos as pessoas toda hora, faço ensaios fotograficos Boudoir, faço até de grávidas... mas minhas fotos? Eu não tiro! Hahahaahh Bjao

      Excluir
    5. Estudou fotografia também? Olha, não sei o que esta acontecendo com o meu computador, mas acho que ninguem esta recebendo meus comentários! Eu fotografo publico, eventos, menos aqueles VIPS pois nao tenho saco de ficar mostrando foto para as pessoas, fotografo gravido, faço ensaios Boudoir mas não tiro foto minha nem por decreto! Beijao

      Excluir
    6. Oi colega! Teu computador está normal, fique tranquila. EU é que não estou, rs.
      Demoro para moderar os comentários porque não gosto de deixar as pessoas muito tempo no vácuo, daí só modero quando pretendo responder o mais breve. Por isso demorei tanto.
      Não estudei fotografia não! Acho super quem faz disso uma profissão, mas eu não teria o mínimo jeito. Tu também não curte muito tirar selfies? Ultimamente tenho me sentido meio que "obrigada" a isso. hahahaha!
      Beijos.

      Excluir
  6. Interessante, sabes que eu nunca tinha parado para pensar nisso? Realmente, saímos de décadas e décadas de seriedade fotográfica para a era dos sorrisos nem sempre espontâneos, das caras e bocas contorcidas.
    (ah, obrigada pela visita ao meu blog.. e não é que o texto pareça.. ele realmente não foi revisado, ahuahauah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, na real, acho que ninguém tem esses insights que tenho de ficar parando para pensar nas coisa mais estranhas. rs.
      Acho legal selfies sorridentes, embora não seja a minha, mas desde que não sejam forçadas ou com aquelas caras e bocas esquisitas. rs.
      E também tem que saber até a ocasião para bancar a ridícula né? Isso aí no post lá é expressão para ser feita em funeral. Ou ela detestava muito a tia falecida (há a hashtag #aunt, perceba) ou é muito sem noção mesmo.
      Quanto ao post, acho que muitas de nós deveríamos seguir teu ritmo. Assim como as fotos, a maioria das postagens deveriam ser bem espontâneas como foi a tua também.
      Beijos e um ótimo final de semana para ti.

      Excluir
  7. Olá, Boa noite,Mi..."tudo "riba"?
    também aqui, uma postagem inusitada...parabéns!
    ah é, tem pessoas que pensam que estamos impondo regras... eu sempre "interpreto" as postagens, não como, mas sim, como uma perspectiva, subjetiva, diferente, sobre a realidade e por isso , creio que vc e o Mark Twain tem razão...de "parecerem ridicula e ..." um tolo e idiota sorriso capturado e fixado para sempre"...amigos apostam comigo, que as pessoas não sorriam,fotos antigas, porque elas estavam escondendo seus dentes, ou a ausência deles, a odontologia era muito precária e cara, hehehe...mas, não tem jeito, nesses tempos de selfie, todo mundo quer sair bem na foto, inclusive com esses exageros clicados e mostrados por ti, ...vivemos,querendo ou não, num mundo de aparências, e as pessoas buscam freneticamente pelo sucesso. Parece que, se a pessoa mostrar uma cara abatida, uma imagem meio desalinhada, ou uma foto cheia de tristeza e sem sorriso , será, digamos, um fracassado...mas, é aquilo, nem tudo é o que parece ser...também,acredito que tem que ser espontâneo e expressões naturais e como se sentir melhor,independente do que os outros irão pensar...
    Agradecido pelo carinho de sempre, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felisberto! Bom dia! Tudo muito em riba por aqui! \0/ :))))
      Acho que somos inusitados em nossas postagens né? Considero isso super positivo para a blogosfera. Cair na mesmice é terrível.
      O problema é exatamente esse que acabou de expor, só porque passamos uma ideia, algumas pessoas chegam meio na defensiva ou no ataque mesmo (como foi o "polêmico caso do Grabovoi), achando que estamos querendo impor nossas verdades. Caraca... Se eu for escrever só o que achar (achar, porque certeza nunca teremos) que irá agradar aos outros, não vejo motivo nenhum para prosseguir blogando. Estou ciente que todos os meus textos irão agradar alguns e desagradar a outros. Felizmente, a maioria está agradando, pois assim como tu, não sou adepta a acatar ofensas pessoais como aconteceu no citado caso. Procuro ao máximo manter a civilidade e a tolerância para com as opiniões das mais diversas.
      Eu li algo sobre isso de que as pessoas não riam por causa da dentição, mas vem a questão, se isso era algo "normal" na época, por que elas se envergonhariam?
      Analisando aqui teu comentário, é bem verdade. Hoje qualquer pessoa corre o risco de fazer "sucesso", nem que seja pendendo para o ridículo, como o caso acima do funeral de uma tia. Pagar mico também é sucesso! hahahaha!
      Existe uma preocupação muito grande em querer aparentar felicidade, sucesso, status em redes sociais, quando o que deveria ser valorizado seria a normalidade. É, ela não é tão ruim assim. rs.
      Fotos espontâneas são as melhores e as expressões que uso em minhas selfies é como sou no dia-a-dia, não sou de ficar arreganhando os dentes, como diz minha mãe, para todos, por que o faria online?
      Beijos meu amigo, eu que agradeço teu carinho, belos dias, belo fim de semana para ti. :))))

      Excluir
  8. Olá, Mi.
    Boa postagem. O rosto sério das fotos antigas pode dever-se a variados factores, como citados nos comentários, mas, acredito que, tal como Mark Twain, tinham uma reputação a manter. É como se o sorriso fosse desacreditar a pessoa.
    Já atualmente, o sorriso banalizou-se nas fotos, em que toda a gente, a todo o instante, saca do celular (telemóvel) e se auto-fotografa - as chamadas "selfies" - para mostrar para o resto do mundo que está "feliz"...
    Sou fã do sorriso, acho que é redentor e curativo, para além de tornar-nos mais bonitos, mas, sinceramente, estas novas fotos de sorriso gratuito nada têm a ver com as fotos em que sorrimos porque realmente e verdadeiramente queremos sorrir para guardar o momento especial para recordar mais tarde.

    bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem, tive a mesma impressão que tu. Acredito que naquela época não era de bom tom ficar sorrindo, havia toda uma formalidade e o sorriso de fato as desacreditasse.
      Também não tenho nada contra sorrisos, apenas não me sinto à vontade para sorrir em selfies, justamente por saber (já tentei várias, rs) que meu sorriso não sairá natural. Fica uma coisa forçada. Como muitas selfies que vemos por aí, mas claro que há também as espontâneas e acho-as muito lindas.
      Beijos amiga.

      Excluir
  9. Estou acostumada a sorrir em fotos , a maioria é espontânea mesmo mas tem umas meio medonhas, olhando umas da até vontade decorrer deletei muitas delas, a foto que está no meu perfil também não me agrada muito mas é a mais recente que eu tenho, eu não tava muito feliz aquele dia, era uma festa da AABB que tem sempre final de ano, eu tava meio xoxa mas esbocei um sorrisinho maroto haahhaha, acho que se eu não estive tão acostumada a sorrir eu teria ficado séria.Eu nunca tinha reparado que tu quase não sorri em fotos, mas agora reparando é bem verdade.
    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vana, como disse à amiga Carmem logo acima, não tenho nada contra sorrisos em fotos DESDE QUE sejam espontâneos e percebo que das fotos que te vi, são exatamente assim.
      Putz! Sorrir "à força" por causa de eventos é triste, haahahaha! Mas por sorte tu é acostumada, imagina eu... Raramente sorrio mesmo, é um hábito, minhas fotos sorrindo não ficam legais.
      Beijos amiga, boa semana.

      Excluir
  10. Eu tb adoro fazer perguntas fora da caixa
    E dar respostas diferentes a perguntas iguais também, inventadas ou não, bem elaboradas ou não, com interrogações na resposta ou exclamação...enfim

    Essa de nas fotos antigas ser todo mundo ranzinza, cabe dentro disso de foto ser registro, de antigamente todo mundo ser reprimido (desde a infância), de retrato roubar a alma (rarara), de ser um bicho de te cabeças por outras questões e os cliques parte de celebrações e registros sérios e cheios de regras, ou seja, retratos são retratos de uma época além de registro pessoal

    Eu sou de tá rindo até em 3X4, que tem algum feitiço eu creio, que todas as máquinas do mundo reúnem todos os nossos defeitos em uma única foto

    Quanto ao parecer bobo, ser bobo, louco e afins, como fá declara que sou do Chapeleiro Maluco é dele minha filosofia de vida para pessoas da melhor qualidade:
    "Alice: Chapeleiro, você me acha louca?
    Chapeleiro: Louca, louquinha ! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu tb adoro fazer perguntas fora da caixa
      E dar respostas diferentes a perguntas iguais também, inventadas ou não, bem elaboradas ou não, com interrogações na resposta ou exclamação...enfim"

      Pronto, me descreveu! hahahahaha!

      Aaah, eu vi isso em um filme antigo que falava do retrato roubar a alma, de onde será que veio essa lenda? Mais um mistério a ser desvendado... Adooooro.
      Sorrir em 3X4? E pode isso??? hahahahahaha!
      Pior, essa é a mais pura verdade, acho que é porque nós nos focamos demais em nossos defeitos ao invés das qualidades. E para quem como eu que não saca nada de photoshop e edição de imagens? Guria... eu me exponho literalmente como sou! Isso sim é ser uma pessoa de coragem! Ou louca. Está mais para louca! huahuahuahau!
      Mas eu concordo plenamente com o Chapeleiro Maluco. As pessoas consideradas loucas são sempre as melhores. :))))
      Beijos.

      Excluir

"Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça de pessoas que pensam diferente. Compartilho meus pensamentos para mostrar às pessoas que já pensam como eu que elas não estão sozinhas". Autor desconhecido

"Ser feliz é saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta". Augusto Cury

É muito bom saber que gostou da postagem e irá comentar.
A moderação de comentários está ativada e tratarei de responder apenas o necessário, se houver.
Se tiver um blog, deixe a url no final do comentário para que possa encontrá-lo.
Comentários tais como ofensas, discriminação, divulgação de sorteios, de blogs ou que não tenham a ver com o conteúdo da postagem não serão publicados. Grata.

Mi F. Colmán


I´m bleeding, quietly living I´m living, quietly bleeding - Dominik
 renata massa